Por enquanto algumas dúvidas você pode tirar nesta página. Veja como se formam, porque aparecem e alguns métodos de tratamento de manchas.
As manchas podem ter origem das partes mais profundas da pele (derme) e também das partes mais superficiais (epiderme). Por isso elas são chamadas de Dérmicas e Epidérmicas respectivamente.
A maioria das manchas forma-se pelo depósito excessivo de um pigmento chamado melanina, produzido por uma célula chamada melanócito, daí essas manchas receberem o nome genérico de malanoses.
Existem outros tipos de manchas formadas por pigmentos oriundos do sangue, que geralmente aparecem após um processo inflamatório (picadas de insetos, cicatrizes, infecções cutâneas, etc). Estas são chamadas de Hipercromias pós-inflamatória.
Os dois tipos de manchas citadas acima são escuras, mas podem também existir manchas brancas. Estas surgem devido à destruição total dos melanócitos, deixando de existir portanto a produção de melanina.
“A melanina dá origem à cor da nossa pele. Ela é o melhor protetor contra os raios solares. Apenas o excesso dela é que dá origem às manchas. Esse excesso ocorre exatamente pela exposição exagerada ao sol. Fatores hormonais também contribuem para o surgimento de MELANOSES, mas o sol é quem determina o aparecimento dessas manchas. Portanto USE SEMPRE PROTETOR SOLAR”.
As manchas dérmicas nunca somem completamente com os tratamentos até agora existentes, mas podem ser “clareadas”,ficando quase imperceptíveis, desde que você faça um tratamento adequado e uma manutenção constante.
Já as manchas epidérmicas podem sumir completamente com tratamento apropriado. Para cuidar dessas manchas você precisa receber orientações seguras de um profissional médico plenamente habilitado.
Para o tratamento de manchas o melhor método é o Peeling com ácidos apropriados e a microdermo-abrasão.